terça-feira, julho 24, 2012

FÉ PESSOAL E VIDA PRÁTICA

Julian de Norwich disse: "A oração une a alma a Deus".
Conhecer a Deus é possível, e tal conhecimento é obtido por meio de uma vida devocional pessoal e práticas espirituais. A dimensão pessoal e particular é importante na vida espiritual. Os livros de Levítico, Deuteronômio e os escritos de Paulo dirigidos às cristãs que viviam em Éfeso e na Galácia trazem várias regras para viver como parte do povo de Deus. A Bíblia e o testemunho cristão subsequente tazem uma distinção clara entre a vida pessoal e o testemunho público.
...."A fé é identificada como "a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veêm" (Hb 11.1). Está claramente colocada num contexto de relacionamento; a relação entre Deus e cada indivíduo que tem coragem de confiar em Deus, apesar do que se pode tocar, ver, ouvir ou experimentar - as normas do materialismo. Para cada uma de nós, essa segurança baseia-se em coisas sobre as quais nos contaram e que foram trazidas até nós (doutrinas). Não é uma fé cega: é inteligível em conteúdos muito específicos que, juntas, podemos identificar como nossa crença comum.
    Fé, portanto pode ser identificada como um relacionamento verdadeiro que existe entre o cristão e Deus e que deve ser diferenciada por três pontos específicos revelados pela vida de mulheres da Bíblia: 
  1. Legalismo - relacionamento entre fé e prática baseado na obediência a regras e regulamentos;
  2. Dogmatismo - a crença de que o conteúdo da fé é feito de afirmações que não podem ser alteradas;
  3. Secularismo - aquilo que se crê deve estar ligado à lei do local.
    
...continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário