sexta-feira, julho 27, 2012

A VIDA EQUILIBRADA - DOGMATISMO

     Os que estão dentro dos círculos religiosos têm a tendência de querer controlar a Deus. Afirmações dogmáticas sobre seu caráter e sobre o que faz deixam pouco espaço para a fé verdadeira nas coisas que não se vêem. Crer no que é sustentado pela maioria frenquentamente é parte da tendência ao legalismo.
     É muito importante ter fundamentos, isto é, determinados valores e crenças que se mantêm constantes, mas se essas crenças se tornam rígidas e fixas, podemos perder o espaço que é dedicado à fé. Uma vez que esse espaço desapareça, a fé evapora.
     O triunfo da fé sobre o dgmatismo é muito claro na história de Maria, mãe de Jesus Cristo. Em seu exemplo, podemos ver a crença de que Deus é muito maior do que é aceito como norma. No caso de Maria, Deus estava acima da ciência.
     Uma jovem ainda solteira e sem vida sexual ativa recebe a notícia de que iria conceber e dar a luz uma filho. Maria fez uma pergunta natural sobre como isso iria acontecer, já que não era casada. Além disso, como mulher solteira, uma gravidez traria implicaçòes sociais devastadoras. Mesmo assim, é-lhe dito apenas que, apesar de humanamente impossível o nascimento de uma criança naquelas condições, para Deus, não era impossível. A história de Maria tornou-se tão familiar que podemos perder de vista o tremendo passo de fé tomado por ela quando disse: "que se cumpra em mim confome a tua palavra"(Lc.1.38). Nesta frase, somos confrontados com o triunfo da fé sobre as proposições que diriam que Deus só pode fazer determinadas coisas e não outras. Para Maria, fé era muito mais a certeza de coisas que não se vêem.

Lucas 1.38 -  Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela.


Fonte: Bíblia Sagrada   
.... continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário