terça-feira, julho 24, 2012

A VIDA EQUILIBRADA - LEGALISMO

     Um dos grandes perigos que pode atingir a fé é a tentação de crer que aquilo que se pode ver é real, e o que não se vê é menos real. Paulo destaca que, para o cristão, o que não se vê é mais importante, pois isso é que é real (2Co4.18). Pode soar um pouco estranho, até que tomemos consciência de que Paulo está falando da vida de fé: fé é a certeza de coisas que não se vêem. A vida de fé caracteriza-se por uma crença firme e constante de que algo vai acontecer. Se abandonarmos essa crença, passaremos a acreditar apenas no que vemos. Quando isso ocorre, damos um pequeno passo em direção ao legalismo, porque nele podemos ver quando alguém está submetendo-se a regulamentos e obedecendo a regras. Por outro lado, também podemos ver quando não o estão fazendo. Quando isso ocorre, começamos a julgar tais pessoas por aquilo que vemos. Os dogmas sobre comportamento correto apagam a fé ou a crença de que a pessoa possa ser transformada ou de que a pessoa possa ser diferente do que aparenta.
     Um exemplo de vitória da fé sobre o dogma nesse contexto pode ser visto do modo como Jesus se dirigiu a mulher grega que tinha uma filha endemoninhada (Mc 7.24-30). De acordo com as leis judaicas, Jesus não precisava dirigir-se a essa mulher, mas ele escolheu fazê-lo. Respondeu a uma pessoa considerada impura - grega e, ainda por cima mulher - mas que possuía fé em seu coração. Ali estava alguém que tinha fé apesar da condenação do dogma judaico que pesava sobre ela. Essa muher não permitiu que o legalismo roubasse dela o desejo de ter sua filha curada.
2 Coríntios 4.18 -  não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
Marcos 7. 24 - Levantando- se, partiu dali para as terras de Tiro [e Sidom]. Tendo entrando numa casa, queria que ninguém o soubesse; no entanto, não pôde ocultar-se,
                 25 - porque uma mulher, cuja filhinha estava possessa de espírito imundo, tendo ouvido a respeito dele, veio e prostou-se-lhe aos pés.
                 26 - Esta mulher era grega, de origem siro-fen[icia, e rogava-lhe que expelisse de sua filha o demônio.
                 27 - Mas Jesus lhe disse: Deixa primeiro que se fartem os filhos, porque não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
                 28 - Ela, porém, lhe respondeu: Sim, Senhor; mas os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças.
                 29 - Então, lhe disse: Por causa desta palavra, podes ir; o demônio já saiu de tua filha.
                 30 - Voltando ela para casa, achou a menina sobre a cama, pois o demônio a deixara.



Fonte: Bíblia Sagrada 
...continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário